sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Do prefeito do povo a Zumbi dos Palmares

Vamos conhecer um pouco sobre o enredo das escolas de samba do grupo especial.
Abrindo os desfiles da noite retornando ao grupo especial, vem a Acadêmicos do Litoral, com o enredo "Mario Roque: De boa vontade feito poucos, renasce na avenida o prefeito do povo", a agremiação da vila cruzeiro vai contar a história deste grande líder politico que deixou grandes marcas em nossa cidade, nascido em Angola, veio para Paranaguá, onde criou raízes, conhecido como o prefeito do povo, Roque, como era chamado, nos deixou em julho de 2013.
A segunda escola da noite é a Leão da Estradinha, que vem com o enredo "Lar doce lar, doce Vida", a escola vai falar sobre  moradias, citando vários aspectos, mostrando a realidade de hoje em dia, o luxo e a riqueza.
Em seguida temos a Ponta do Caju, com o enredo "Carnaval Garantido é Carnaval Caprichoso" falando sobre o festival folclórico de Parintins. O festival é uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas, sendo o ponto mais importante do evento atualmente a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.
Depois vem a União da Ilha, com o enredo "A saga de um povo: Uma civilização com a dádiva do Nilo, vem a minha Ilha conquistar seu coração", a escola de samba da ilha dos Valadares vai falr sobre o Egito. O Egito é um dos países mais populosos de África. O país é conhecido pela sua antiga civilização e por alguns dos monumentos mais famosos do mundo, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge. A sul, a cidade de Luxor abriga diversos sítios antigos, como o templo de Karnak e o vale dos Reis. O Egito é reconhecido como um país política e culturalmente importante do Médio Oriente e do Norte de África.
Encerrando os desfiles da noite vem a Filhos da Gaviões, com o enredo " A história de Zumbi dos Palmares" a escola vem em busca do Bi- campeonato. Zumbi foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Zumbi nasceu na então Capitania de Pernambuco, na serra da Barriga, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado brasileiro de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário