quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

"São Jorge: Meus inimigos não me atingirão. Eu andarei vestido e armado com as armas de Jorge!"



Uma das favoritas ao titulo do carnaval 2015 de Paranaguá, a Filhos da Gaviões vem com o enredo "São Jorge: Meus inimigos não me atingirão. Eu andarei vestido e armado com as armas de Jorge!"
São Jorge (275 - 23 de abril de 303) foi, de acordo com a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). Também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum. É imortalizado no conto em que mata o dragão e também é um dos Catorze santos auxiliares.
É o santo padroeiro em diversas partes do mundo: Inglaterra, Portugal (santo secundário), Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, das cidades de Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscou e Beirute, extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião) e da cidade de São Jorge dos Ilhéus, além de ser padroeiro dos escoteiros, e da Cavalaria do Exército Brasileiro. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo.
A escola que teve seu último titulo em 2013 vem em busca do titulo do carnaval desse ano com toda a garra.
A escola traz como carnavalesco Amarildo Mello.
Em entrevista com uma das diretoras da escola, Solange Gomes, ela conta que as expectativas são as melhores possíveis para mostrar um belo espetáculo ao povo parnanguara e aos turistas que aqui estarão presente, na grande cidade do melhor carnaval do Paraná.

O Agita Paranaguá deseja uma boa sorte a Filhos da Gaviões

Nenhum comentário:

Postar um comentário