Cada um tem o seu espaço, e Iara nos contou como foi adquirindo o seu, acompanhe a nossa matéria.
Iara Zamboni, como é conhecida, tradicional Porta-bandeira de Paranaguá, iniciou sua trajetória carnavalesca em 1980 na Acadêmicos do Litoral, desfilando como componente de ala, Iara ainda nos contou que nesse ano a cantora Gretchen participou do desfile e a escola foi a Campeã.
Do período de 1980 a 1987, Iara passou por diversas escolas como: Acadêmicos do Litoral, Flor da Mocidade, Leão do Litoral e Junqueira, sendo componentes de ala, destaque de chão e de carro.
Mas foi em 1988 que iniciou sua grande paixão, a de ser Porta-bandeira. A convite de Antoninho Sabiá, que a viu em um pagode, Iara conduziu o pavilhão da extinta Águias de Ouro, onde permaneceu até 1994.
Iara e seu Mestre-sala no desfile do Carnaval 2018 pela União da Ilha |
De 2000 a 2003, Iara defendeu o pavilhão da Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa. E em 2004 a convite de Tino Zella e Nilo Monteiro, se tornou a Porta Bandeira do Grêmio São Vicente, onde permaneceu até 2008.
Ficou dois anos sem desfilar, mas em 2011 voltou, defendendo o pavilhão da Filhos da Gaviões.
Já em 2012, Iara retornou para a Ponta do Caju onde permaneceu até 2017.
E desde 2018 é a Porta Bandeira da União da Ilha.
Como falamos anteriormente, Iara iniciou no carnaval desfilando em alas, já foi destaque de chão e de carro, mas em 1988 foi sua estreia como Porta-bandeira.
Iara na apresentação do Pavilhão na eleição do Cortejo real 2020 |
Outro Momento foi quando estava na Ponta do Caju,e a costureira fez uma roupa muito grande, ela conta que pra sorte, a costureira fez a roupa em partes separadas, e mais, Iara falou que quem a socorreu foi Tino Zella, que amarrou sua saia com canudinhos, e assim foi ela para avenida. Depois que passou o desfile tiveram que cortar a fantasia, pois ficou tão bem preso que não conseguiram desamarrar.
Carnaval para Iara é uma coisa mágica, o transcender na avenida é inexplicável, pode sentir dores o que for, mas o momento em que está desfilando esquece dos problemas e curte ao máximo o momento.
Obrigado Iara por sua dedicação todos esses anos com o nosso carnaval e obrigado também por nos conceder essa entrevista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário