quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Memórias: Vale Lembrar!

Esse artigo destina-se a relembrar momentos que se fizeram presente no Carnaval de Paranaguá. Mas para que esse artigo fosse feito contou com ajuda de outras pessoas, que no caso foi Helenice e Lourdes Sant'Anna.
Em uma conversa informal com elas a respeito do carnaval foram se retratando sobre os antigos carnavais aqui em nossa cidade.
Dona Lourdes contou que quem iniciou toda essa agitação foi seu irmão o falecido Osvaldo Rocha, que quando novo, junto de mais amigos confeccionaram instrumentos de materiais alternativos ( como latas e etc) e faziam suas batucadas.
Elas relembraram outros grandes momentos, Helenice até citou nomes de agremiações que existiram na cidade, exemplo de algumas: Flor da Mocidade, Império do Samba, Sindicato do Samba, Inocentes da Vila, Junqueira entre outras. 
Helenice lembrou de blocos que também existiram, um deles era o Bloco dos Aposentados, que inclusive ela foi Porta Estandarte.
Um dos episódios que lembraram foi da intensa disputa que existia entre as extintas escolas de samba, Cartolas de Prata, Ilha do Mel e Águias de Ouro.
O Carnaval de Paranaguá Já foi composto com um número vasto de entidades carnavalescas. Mas o que será que ocasionou seus fins?
Dos anos 2000 pra cá também tivemos novas agremiações. Nosso carnaval chegou a ter ns disputa das escolas de samba 10 agremiações aproximadamente. Já abrilhantaram o nosso carnaval também, São Vicente, Mocidade Unida do Jardim Rosa, Unidos da Vila Alboit, Menino Fininho, Império do Irajá, Filhos do Cartolas.
Mas, independente de qual motivo tiveram que encerrar suas atividades, sabemos que contribuíram para o nosso carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário